Kraft Heinz escolhe gestor português para CEO
Miguel Patrício é o nome escolhido para liderar o destino da Kraft Heinz. O gestor português irá substituir Bernardo Hees no cargo de CEO do grupo a 1 de Julho, segundo avança a Bloomberg. A mesma agência noticiosa explica que a continuação de Bernardo Hees na Kraft Heinz tem estado tremida desde a tentativa de aquisição da Unilever há cerca de dois anos.
O profissional está há 14 anos na Anheuser-Busch InBev, tendo desempenhado ao longo dos últimos seis anos o papel de Chief Marketing Officer. Antes disso, foi presidente das regiões Ásia-Pacífico e América do Norte, além de vice-presidente de Marketing da América do Norte.
A sua carreira conta ainda com passagens pela Cervejaria Ambev, onde foi Chief Marketing Officer, e pela Philip Morris International, onde assumiu a vice-presidência de Marketing. Foi também Global Marketing director da The Coca-Cola Company e da Johnson & Johnson.
Em entrevista à Forbes, Miguel Patrício sublinha que leva um percurso diferente para o grupo e que isso é relevante: «Diversidade de pensamento é muito importante. Tenho trabalhado em empresas de consumo ao longo dos últimos 30 anos. A indústria está a passar por um momento tão grande de transformação. Representa muitas oportunidades.»
Pela frente, o gestor português não terá um caminho fácil. A Kraft Heinz anunciou no início deste ano que iria levar a cabo um processo de writedown: o grupo desvalorizou em 15,4 mil milhões de dólares (13,7 mil milhões de euros) algumas das suas marcas.