Eni aposta no segmento das renováveis com a nova marca Plenitude. Empresa vai investir seis milhões até 2025

A Eni está a avançar com a sua aposta no segmento das renováveis, tendo anunciado a intenção de renomear o seu negócio de energia limpa, comercialização e mobilidade com a nova marca Plenitude, bem como colocar 30% do capital em bolsa, segundo o ‘El Economista’.

O CEO da empresa italiana, Claudio Descalzi, explicou que pretende investir 5,9 milhões entre 2022 e 2025 para tornar esta spin off financeiramente independente da Eni.

A meta da nova empresa, que reunirá os negócios que o executivo tem vindo a desenvolver em 2021 em Espanha, prevê chegar a um Ebitda que ascenderá de 600 milhões este ano para 1,3 mil milhões em 2025.

Até 2025, a Plenitude pretende atingir mais de 6 GW de capacidade renovável instalada, apoiada por um pipeline visível de projetos, com o objetivo de atingir mais de 15 GW de capacidade instalada até 2030.

Atualmente, o portfólio de projetos encontra-se diversificado em termos de distribuição geográfica e de todas as tecnologias renováveis ​​convencionais – solar, eólica onshore e offshore -, com maior exposição a projetos solares no futuro; a empresa comprou o negócio Dhamma Energy em Espanha, que tinha um portfólio de 2.800 MW e 120 MW em França.

De acordo com a publicação espanhola, a empresa pretende ainda participar, juntamente com os seus parceiros, em vários concursos de capacidade offshore, incluindo Noruega, Escócia, França e outros países.

A nova empresa tem uma base de clientes que ascende a 10 milhões, que deve chegar a 11,5 milhões em 2025 e mais de 15 milhões em 2030.

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