Black Friday “não faz sentido” para 75% dos consumidores, conclui estudo

Um estudo realizado recentemente pelo Portal da Queixa concluiu que 75% dos consumidores consideram que a “Black Friday” não faz sentido, dado que existem várias outras promoções ao longo do ano.

De acordo com a plataforma, que compilou dados sobre o impacto e o interesse dos consumidores neste período, apenas 30% dos portugueses fez compras no ano passado neste evento originário dos EUA.

“É verdade que a maioria dos portugueses compra quando há promoções, mas também é verdade que há marcas com artigos com descontos o ano inteiro. Esta prática instalada veio reduzir o impacto e interesse em eventos promocionais sazonais como a Black Friday”, refere a plataforma numa nota na qual apresenta os resultados apurados no inquérito “Estudo Black Friday 2021”.

De acordo com o documento, 25,50% dos portugueses considera que o evento ainda continua a fazer sentido.

50,80% dos consumidores respondeu que ‘sim’ e 49,20% respondeu que ‘não’ à pergunta sobre se têm por hábito esperar pelas promoções de Black Friday para realizar algumas das compras que têm previstas.

“Em 2020 realizou compras no âmbito das promoções de Black Friday?” – foi outra das questões colocadas, que receber resposta afirmativa de apenas 30,40%.

No ano passado, o maior volume de compras corresponde ao setor da Tecnologia (telemóveis, computadores, televisões) com 58,60% e, em segundo lugar, a categoria Moda (roupa e acessórios) com 51,60%.

Sobre a forma como as compras foram realizadas, os participantes do inquérito responderam loja Física (37,90%), loja Online (46,10%) e em ambas (16%).

“Como avalia a sua experiência com as compras durante a Black Friday?” foi uma das questões à qual os inquiridos foram convidados a responder, (entre 1 a 10), com a maioria a atribuir entre os 5 e os 8 pontos.

Perante a possibilidade de este período ser uma oportunidade para as compras de Natal, o estudo contraria-a, de acordo com a resposta de 66,10% das pessoas, sendo que apenas 33,90% respondeu que “sim”.

“De acordo com os resultados do estudo realizado, interpretámos que o fenómeno Black Friday reduziu o seu impacto e interesse junto dos consumidores, consequência direta de todos os momentos de promoções que acontecem ao longo do ano. Aliás, os dados relativos às compras no último ano, dão-nos ainda outra perspetiva: apesar da rápida adaptação às compras online – fruto dos condicionamentos vividos nos últimos tempos -, este não foi, de todo, o momento para comprar. Verificámos também que, ao contrário do que muitas vezes ouvimos, para o consumidor, esta não é vista como uma oportunidade para antecipar as suas compras de Natal”, comentou Sónia Lage Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust.

O inquérito do Portal da Queixa decorreu online, abrangendo a opinião de 2000 pessoas entre os 18 e maiores de 65 anos.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...