Explicador: Como é que seis mil milhões de dólares de Musk podem salvar o mundo da fome?

Elon Musk pediu um plano de 6 mil miliões de dólares para acabar com a fome mundial. Os principais executivos da indústria alimentar global disseram que o dinheiro seria bem aplicado, se fosse gasto em ajudar os agricultores a obter um bom rendimento através de uma agricultura sustentável.
“A solução é o agricultor”, disse Werner Baumann, diretor executivo da Bayer, à Bloomerg TV. “Quando se trata de crescimento de um lado e de sustentabilidade do outro, eu colocaria os 6 mil milhões de dólares para trabalhar para reconciliar os dois e fazer o que quer que seja que fazemos realmente centrado nos agricultores.”
Isto inclui dar aos agricultores o acesso à tecnologia e dados certos e construir um sistema que melhore o seu sustento em práticas sustentáveis. A agricultura de carbono, que ajuda a sequestrar o carbono para o solo nas terras agrícolas, também é uma opção, disse Baumann num painel no Bloomberg New Economy Forum.
O CEO da Cargill, David MacLennan, acrescentou que investir em infraestruturas é fundamental, uma vez que permitirá que o fornecimento de alimentos seja proveniente dos produtores para os consumidores de forma mais eficaz. As instalações que podem resistir melhor às catástrofes naturais, que se tornarão mais comuns devido à volatilidade climática, são cada vez mais
No que diz respeito à agricultura em pequena escala, o custo das infraestruturas é artificialmente demasiado elevado, disse Sara Menker, CEO da Gro Intelligence. Ela escolheria gastar os 6 mil milhões de dólares na construção de uma instituição financeira que cria novos modelos para financiar a agricultura. Isto pode então criar “realisticamente” as infraestruturas necessárias para a mudança, afirmou.
Alloysius Attah, CEO da Farmerline, que liga os pequenos proprietários à informação e serviços financeiros, ressuscitou a necessidade de investir em infraestruturas, como boas estradas e instalações de armazenamento que reduzam perdas e melhoram a qualidade.