Recrutadores gastam apenas 6 segundos no seu CV. Sabe como impressionar num instante?
Lindsay Mustain, uma antiga recrutadora da Amazon e autora do livro “7 erros críticos de currículo a serem evitados”, revelou recentemente ao ‘Make It’ da ‘CNBC’ que os membros das equipas de recursos humanos precisam de apenas seis segundos para analisarem os CV que recebem e, com a informação retida naqueles instantes, tomar uma decisão.
Uma sondagem independente realizada por Mustain apurou que a maioria dos candidatos gasta entre 20 e 40 horas a preparar o seu currículo.
Nesse sentido, a profissional listou um conjunto de dicas a reter para otimizar o currículo e torná-lo claro e atrativo para qualquer recrutador.
1- Formato
Segundo Mustain, o fator mais importante para qualquer currículo, mesmo à frente do conteúdo, é o formato. “Se eu não conseguir encontrar a informação nesses três a seis segundos, então temos um problema”, explicou.
Mustain aconselha a pensar de forma “minimalista” durante a preparação do documento, mantendo o layout simples, sem fotos, para que o recrutador possa digitalizá-lo facilmente e escolher as informações de que precisa.
2- Conteúdo
O conteúdo do currículo deve destacar duas coisas principais: conteúdo e impacto. O primeiro diz respeito às funções nas quais adquiriu experiência e o impacto demonstra por que eram importantes.
“Se quiser ser o candidato preferido, precisa de revelar o conteúdo e o impacto mais suscetíveis de serem uma solução para os problemas de uma empresa”, disse.
3- Palavras-chave
Por fim, o documento deve ser “otimizado por palavras-chave” utilizadas pela empresa para a qual se está a candidatar, segundo Mustain.
“Queira usar a gíria certa para falar com o seu público e fazer sentido para eles”, explicou.