Espanha vai tocar o espaço. Primeiro foguetão lançado em março de 2022
O lançamento do primeiro foguete suborbital de origem espanhola, desenvolvido e fabricado pela empresa PLD Space, já tem data marcada. Denominado Miura 1, um nome que visa transmitir a força e o dinamismo da marca espanhola, irá ser lançado em março do próximo ano.
Sediada em Elche, a empresa tem no aeroporto de Teruel a sua área de testes, numa zona sem tráfego aéreo, onde há dez anos fabrica motores, revela o ‘El Economista’.
Até ao momento, a empresa investiu mais de 36 milhões de euros, 80% dos quais privados, e mais de um milhão de horas de engenharia em 150 ensaios.
Segundo apurou a mesma fonte, o objetivo inicial passa por usar o propulsor Miura 1 para colocar em órbita uma carga de mais de 100 quilos em satélites de diferentes características.
Raúl Torres, CEO da PLD Space, revelou que sonhava construir o próprio foguetão desde muito jovem, tendo feito os primeiros protótipos em sua casa, aos 14 anos.
De acordo com o executivo, o percurso da empresa não tem sido fácil, sendo sucessivas as dificuldades encontradas, o que torna as suas conquistas quase “heroicas a nível tecnológico, humano e financeiro”.
“Até agora, Espanha era capaz de fabricar apenas navios e peças de aeronaves, agora somos capazes de fabricar foguetões espaciais”, comentou.