Pernod Ricard aposta na produção circular e protecção dos terroirs
A Pernod Ricard lança, hoje, o roteiro de sustentabilidade e responsabilidade da empresa para 2030, composto por oito compromissos que vão desde o solo ao copo. As metas estabelecidas apoiam os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e abrangem quatro áreas principais: protecção dos terroirs, valorizção das pessoas, produção circular e acolhimento responsável.
No que respeita a protecção dos terroirs, a Pernod Ricard compromete-se a preservar os terrenos onde são produzidas as bebidas do grupo, assegurando a respectiva biodiversidade: até 2030, 100% das afiliadas da Pernod Ricar terão um projecto estratégico de biodiversidade. Além disso, até 2025, serão desenvolvidos projectos-piloto de agricultura regenerativa nos vinhedos de oito regiões vinícolas.
No campo da valorização das pessoas, o grupo vai remunerar equitativamente toda a empresa, independentemente do género dos colaboradores, já até 2022. A Pernord Ricard vai também assegurar que a totalidade do quadro laboral recebe formação, pelo menos a cada três anos, para o desenvolvimento de novas competências viradas para o futuro. Está prevista ainda a formação de 10 mil bartenders sobre sustentabilidade, no sentido de evitar desperdício e uso de plástico.
Passando para a produção circular, o grupo vai banir todos os itens promocionais de plásticos descartável e garantir que todas as suas embalagens serão recicláveis, compostáveis, reutilizáveis ou de origem biológica, até 2025. Vai também testar cinco novas formas de distribuição circular de vinhos e bebidas destiladas e reduzir a pegada de carbono em 50%, até 2030.
Por fim, no que concerne o acolhimento responsável, a Pernod Ricard tem em cima da mesa a criação de programas para o combate ao abuso de álcool e a expansão da iniciativa Responsible Party a nível mundial.