Impossível pode acontecer brevemente: Euro pode baixar face ao dólar, alertam especialistas
Em apenas cinco meses, o euro já depreciou mais de 5% face ao dólar e caiu 11%, uma tendência negativa que para vários analistas irá continuar, pelo menos a curto prazo
Para muitos analistas, a política de ‘tapering implementada pela Reserva Federal (Fed) dos EUA e a possibilidade do advento de uma estratégia semelhante na zona euro, pelas mãos do BCE pode levar a uma situação histórica: “o euro valer menos que o dólar”.
“Este é um cenário possível a médio prazo”, defende Víctor Alvargonzález, sócio-fundador e diretor de estratégia da Nextep Finance, em entrevista ao ‘El Economista’.
Para o corretor, “o BCE não está preocupado com a queda do preço do euro e sua prioridade já que a sua prioridade é manter os custos de financiamento baixos (especialmente para países do sul comoPortugal).”
“Se a instituição mantiver essa prioridade, “tudo é possível”. No entanto, Alvargonzalez esclarece tal será “complicado, devido à força do euro e a uma eventual reação quando os preços começam a ajustar-se”.
“Acreditamos que o euro pode quebrar o limite dos 1,15 dólares e, em seguida, assistindo-se posteriormente a declínios mais rápidos”, explica a Nextep.
De qualquer forma, é difícil imaginar mudanças na política monetária de Lagarde no curto prazo porque “Powell está a preparar o mercado para o ‘tapering’ enquantoo BCE não está a fazer nada a esse respeito, pelo que uma mudança de curso de última hora de Lagarde pode prejudicar a estabilidade e os mercados”.
Já Thomas Hempell, economia-chefe do departamento de macro e análise de mercado da Generali Investments, diz esperar um período de força do dólar especialmente impulsionado por “uma viragem mais agressiva da Fed contra a inflação”.
É por isso que especialistas acreditam que é razoável esperar que nos próximos doze meses sejam alcançados os 1,1 dólares por euro. A previsão é de que em dezembro de 2022 o euro seja negociado a 1,13 dólares, ficando aquém dos 1,2 dólares que Lagarde estabeleceu como meta este verão.
Às 12h18 de Lisboa desta segunda-feira, o euro subiu 0,08% face ao dólar para os 1,1571 dólares.