Iberdrola concluirá Sistema Electroprodutor do Tâmega em 2023

Está fechada a data para a conclusão da construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega. A Iberdrola acredita que o projecto estará finalizado em 2023, ano a partir do qual poderá tirar partido de uma potência instalada de 1.158 megawatts. Segundo a companhia, o projecto representará 6% da potência instalada Portugal e permitirá evitar a importação de mais de 160 mil toneladas de petróleo por ano, bem como a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2.

A Iberdrola adianta ainda que a obra vai quase a meio, estando concluídos 45% do total do projecto. Até à data, e desde 2014, já foram investidos 770 milhões de euros na central, sendo que o plano global de investimento ascende a 1,5 mil milhões de euros.

O Sistema Electroprodutor do Tâmega, o maior projecto da Iberdrola em Portugal, é composto por três aproveitamentos hidroeléctricos: Gouvães, Daivões e Alto Tâmega. Actualmente, trabalham de forma directa na obra cerca de 1800 pessoas – destas, 370 com origem nos municípios limítrofes –, estando envolvidas mais de 75 empresas portuguesas e 30 locais.






Comentários
Loading...