PMEs representam 99% dos negócios na União Europeia
«As PMEs sempre foram o coração e o motor da economia europeia.» Quem o diz é Raimundo Sala, director-geral da Paypal em Portugal e Espanha, adiantando que estas empresas são o motor do crescimento na União Europeia (UE), contribuindo com 57% do valor agregado da comunidade. Além disso, os países com maior número de pequenas e médias empresas apresentam um maior dinamismo económico.
Estes dados fazem parte do mais recente white paper da PayPal, no qual a empresa de pagamentos online afirma ainda que a PMEs representam 99% do sector de negócios da UE, empregando dois terços da classe trabalhadora. Nos últimos cinco anos, criaram cerca de 85% dos novos empregos.
O mesmo white paper indica que o comércio digital é uma ferramenta especialmente útil para o crescimento destas empresas, uma vez que permite que prosperem independentemente da sua localização. Não precisam de estar numa grande cidade para alavancar o seu negócio. Sobre Portugal, a PayPal revela que se verifica um crescimento significativo ao nível das receitas de vendas, tanto nas grandes cidades (21,8%) como nas mais pequenas (6,4%), acompanhando a tendência europeia.
Além disso, as PMEs internacionalmente activas dentro da UE apresentam níveis de crescimento duas vezes mais rápidos do que aquelas que vendem apenas para o respectivo mercado doméstico.
A PayPal revela também que existe um fosso entre as pequenas empresas e as grandes companhias quando passam para o online: enquanto 95% das grandes empresas já tinham um site a partir de 2016, apenas 79% das PMEs poderia dizer o mesmo.
O estudo da PayPal tem por base as respostas de mais de 157 mil pequenas empresas que usam PayPal para aceitar pagamentos digitais, nos 28 países da UE.