‘Montanha russa dos barris’ não acabou. “Ainda há espaço para aumentos no preço do petróleo”, alertam especialistas

Os futuros sobre o petróleo Brent, com entrega prevista em janeiro caíram para os 84,33 dólares, o barril, recuando 0,34%, depois de terem atingido os 85,15 dólares, durante a manhã no Intercontinental Exchange em Londres.

Já o WTI esteve em alta durante as negociações desta terça-feira, negociando perto de máximos de vários anos, recuando mais tarde para os 83,64 dólares na bolsa de Nova Iorque, conforme o mercado reage aos dados de produção da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que, apesar de um aumento em outubro, ficou aquém da meta estabelecida pela organização em julho.

A corretora ActivTrades frisa que “embora a procura por petróleo permaneça alta e a oferta restrita, ainda há espaço para novos aumentos de preços”.

Créditos: ActivTrades
Créditos: ActivTrades

A OPEP pondera aumentar a produção de petróleo para lá dos 400 mil barris. A decisão final é tomada na habitual reunião mensal da organização, que está marcada para a próxima semana, de acordo com a ‘Bloomberg’.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a OPEP atualizou a estimativa da procura para 27,8 e 28,8 milhões de barris por dia em 2021 e 2022 respetivamente, mais 100.000 do que o calculado em setembro.

Ambos os números são superiores ao fornecimento conjunto do grupo petrolífero, que era de 27,33 milhões de barris por dia em setembro, mais 486.000 barris por dia do que em agosto, de acordo com cálculos de institutos publicados no documento.

A organização continuará a abrir as torneiras, mas de forma moderada e gradual, como acordado com a Rússia e outros aliados.

O petróleo está no caminho certo para um ganho mensal de cerca de 10%, graças a sinais sustentados de que o consumo está a superar a oferta, esgotando as reservas.

 

Petróleo vai chegar aos 100 dólares por barril

Em meados de outubro, o ministro da energia do Iraque juntou-se ao leque de personalidades que defendem que o preço do petróleo pode regressar aos 100 dólares por barril, nos próximos tempos.

Para Ihsan Abdul Jabbar, os preços do ouro negro podem voltar a praticar o feito de 2014, “no primeiro semestre do próximo ano”, afirmou o governante do segundo maior produtor da OPEP, durante um evento em Bagdad.

No início do mês passado coube a Vladimir Putin afirmar que “é bem provável que o petróleo volte a bater nos 100 dólares por barril”. Um opinião partilhada pela gigante Mercuria Energy Group que antecipa este acontecimento já para este inverno.

Já o Bank of America defende que o diesel pode arrastar o mercado petrolífero para os três dígitos, à medida que a procura desenfreada, tendo em conta o advento do inverno, continua.

Ler Mais





Comentários
Loading...