Retalho e escritórios lideram investimento imobiliário comercial
Precisamente 68% do investimento em imobiliário comercial realizado no ano passado diz respeito a retalho e escritórios. Segundo a mais recente edição do relatório “WMarket Review”, elaborado pela consultora Worx, este foi o melhor ano de sempre.
O sector do retalho registou 1,4 mil milhões de euros de investimento, valor que compara com os 742 milhões verificados em 2017. A Worx justifica a subida com as transacções referentes a centros comerciais e retail parks.
Para este ano, a consultora antecipa que a compra/venda de edifícios de escritórios represente a maior proporção do investimento comercial. A previsão envolve também uma subida nas rendas praticadas, “resultado da forte procura e da escassez de plataformas logísticas que cumpram os requisitos procurados no mercado”.
A Worx aponta ainda para os contratos de pré-arrendamento associados como uma das grandes tendências de 2019. João Cristina, director da Merlin Properties em Portugal, comenta que um stock obsoleto e pouco eficiente, juntamente com um pipeline limitado e uma crescente pressão da procura, está a aumentar os arrendamentos de escritórios. Expo e CBD deverão ser zonas especialmente afectadas por este fenómeno.