Google multada em 1,49 mil milhões pela UE

A autoridade da concorrência para União Europeia (UE) anunciou que irá multar a Google em 1,49 mil milhões de euros. O organismo considera que a tecnológica, detida pela Alphabet, bloqueou anúncios de plataformas online rivais, o que constitui uma violação das políticas europeias.

Margrethe Vestager, comissária europeia, sublinha que a Google abusou da sua posição dominante ao estabelecer cláusulas nos contratos com parceiros no sentido de assegurar que empresas rivais não podem anunciar na sua plataforma. «Isto é ilegal de acordo com as regras da concorrência da União Europeia. Esta má conduta decorreu nos últimos 10 anos e negou a outras companhias a possibilidade de competir com base no mérito e de inovar – e os consumidores beneficiam da competição», afirma a comissária.

A Reuters lembra que esta é já a terceira multa atribuída à Google em apenas dois anos. No ano passado, a UE penalizou a gigante norte-americana com uma multa de 4,34 mil milhões de euros, depois de já ter aplicado uma sanção semelhante no valor de 2,42 mil milhões de euros em 2017.

Entretanto, Kent Walker, SVP of Global Affairs da Google, partilhou uma publicação em que comenta como a última década tem sido de confrontos com a UE, apesar de concordarem num aspecto: mercados sustentáveis e vibrantes são do interesse de todos. O responsável garante ainda que a tecnológica tem prestado atenção ao feedback de todas as partes, incluindo utilizadores e a própria Comissão Europeia, tendo procedido a alterações nos seus produtos publicitários. Ao longo dos próximos meses, promete avançar com novas mudanças.






Comentários
Loading...