UE investe mais de 2 mil milhões em Conselho Europeu de Inovação
A Comissão Europeia vai investir mais de dois mil milhões de euros na criação formal do Conselho Europeu de Inovação (EIC), organismo que terá como propósito acelerar as competências tecnológicas e científicas da comunidade. O objectivo final será ajudar a transformar descobertas em negócios que possam crescer rapidamente.
O EIC já existe mas apenas sob a forma de projecto-piloto. O investimento anunciado hoje servirá para consolidar a iniciativa até 2021, segundo é revelado em comunicado.
«Com o Conselho Europeu de Inovação, não colocamos simplesmente dinheiro em cima da mesa. Criamos todo um novo sistema de inovação para levar a Europa para a linha da frente em termos de tecnologias estratégicas e inovação que moldará os nossos futuros», afirma Carlos Moedas, comissário para Investigação, Ciência e Inovação. O responsável dá ainda os exemplos da inteligência artificial, biotecnologia e energia com zero emissões.
Segundo Carlos Moedas, é necessário focarmo-nos nas necessidades de quem é inovador pois são eles os responsáveis por criar postos de trabalho, fortalecer a competitividade e melhorar o dia-a-dia.