Quais as competências digitais mais valorizadas pelas empresas?
Reunir várias competências digitais é um dos principais requisitos no mundo laboral, seja saber navegar online em segurança, seja conseguir agendar conferências e organizar o e-mail.
Mais do que nunca, a literacia digital é alvo de foco e de investimento.
Nesse sentido, a Páginas Amarelas, especialista em Marketing Digital, revela cinco competências de literacia digital fundamentais nas empresas:
1. Organizar o e-mail
Saber organizar o e-mail é considerado uma competência básica, mas com um potencial de maximizar a produtividade.
No trabalho, deve existir destreza da parte dos trabalhadores a aceder ao e-mail, bem como na organização de informação no mesmo, dado que é uma das plataformas mais utilizadas; pode apostar em marcadores dedicados a cada temática interna de trabalho.
2. Usar ferramentas colaborativas
É fundamental essencial saber utilizar um sistema em rede para armazenamento de informação, geralmente na cloud, que pode ser acedido em qualquer momento e lugar e por várias pessoas.
3. Realizar videoconferências
Agendar e participar em reuniões a partir de plataformas online foi uma realidade diariamente presente durtante a pandemia, sendo uma competência comum a manter.
4. Fazer pesquisas
Saber como utilizar os motores de pesquisa e cruzar a informação recolhida durante a mesma ajuda a conseguir ter um olhar crítico sobre o que a internet devolve.
5. Zelar pela cibersegurança
É importante ter sempre presente a proteção no espaço online, não clicando em links duvidosos ou não colocando informação pessoal em locais não protegidos, sendo consideradas capacidades não intuitivas e que devem ser ensinadas.