TopoSEM®, vencedor da 2.º edição do BfK, deverá chegar ao mercado em novembro
O projeto TopoSEM, um dos vencedores da segunda edição do Born from Knowledge (BfK) Ideas, deverá chegar ao mercado já no próximo mês, revelou a Agência Nacional de Inovação no mesmo dia em que serão dados a conhecer os vencedores da edição deste ano.
A electron SoftView foi a empresa constituída para o desenvolvimento e comercialização do TopoSEM® , mantendo o estatuto de spin-off da Universidade do Minho.
O TopoSEM® fornece informações essenciais aos utilizadores SEM – Microscopia eletrónica, sem qualquer alteração de hardware ou modificações nas atividades habituais de funcionamento, sendo que os potenciais clientes são fabricantes e utilizadores SEM, através de licenciamento de software e pay-per-use (na nuvem).
De acordo com Diego Martínez Martínez, CEO da electron SoftView, a dimensão global do mercado SEM está estimada em cerca de 2,3 mil milhões de euros por ano e o custo de cada dispositivo “supera muito facilmente o milhão de euros”.
“Estamos neste momento a realizar os mais recentes testes da TopoSEM® para avaliar a resposta dos utilizadores ao mesmo. Uma vez que se trata de um software científico, vamos começar a sondar a nossa rede de contactos dentro da comunidade de investigação académica (universidades, centros de investigação, entre outros), para, a médio prazo, atingirmos o estatuto de PME”, explica o executivo.
A final da 5.ª edição do BfK Ideas está agendada para esta tarde, entre as 14h00 e as 17h00, no Convento de São Francisco, em Coimbra, estando 34 projetos a concurso.
Nas palavras de João Borga, membro do Conselho de Administração da ANI, “é muito gratificante perceber que esta distinção e o acompanhamento que vai sendo dado aos projetos, nomeadamente, através do programa de aceleração tecnológica BfK Rise, tem este desfecho, e que é o objetivo último do programa Born from Knowledge, a transferência de conhecimento para a economia”.