American Express supera estimativas de lucro com aumento de gastos pós-pandemia
A American Express (AmEx) deu a conhecer esta sexta-feira lucros que superaram as estimativas de Wall Street para o quarto trimestre consecutivo, graças à recuperação nos gastos dos consumidores à medida que as restrições foram sendo aliviadas, segundo a ‘Reuters’.
Após vários meses de estagnação nos gastos, emissores de cartões de crédito como a AmEx estão a começar a ver uma reviravolta com o regresso às atividades sociais, impulsionado pelo aumento no número de pessoas totalmente vacinadas.
No trimestre encerrado em 30 de setembro, o lucro líquido ascendeu a 1,57 mil milhões de euros, um aumento de 70% em relação ao ano anterior.
De acordo com a AmEx, o crescimento foi impulsionado por maiores gastos em bens e serviços (G&S) por consumidores e pequenas empresas, e por seus clientes das gerações Y e Z.
Os gastos com viagens e entretenimento (T&E) nesse trimestre mais do que duplicaram em relação ao ano passado, com os gastos em restaurantes a subirem acima dos níveis pré-pandémicos.
A receita líquida de juros, uma métrica que permite perceber quanto as empresas de cartão de crédito ganham com o pagamento de juros, aumentou 6% para 1,71 mil milhões de euros.
Excluindo despesas de juros, a receita total da empresa aumentou 25% para cerca de 9,39 mil milhões de euros.