Clientes da Ford dão sinais mistos para camiões e carrinhas elétricos. Empresa espera “mercado robusto” até 2030
A Ford Motor está confiante num mercado robusto para camiões elétricos e carrinhas até 2030, apesar de encontrar alguma resistência inicial de clientes comerciais que são um público-chave para o novo F-150 Lightning e E-Transit da fabricante, disse um alto executivo na quinta feira, citado pela ‘Reuters’.
A pickup Lightning e a van E-Transit “são voltadas para pessoas reais que fazem um trabalho real”, comentou Ted Cannis, presidente-executivo da Ford Pro, durante o evento Reuters Events Automotive Summit.
Contudo, alguns compradores dessa frota estão a adotar uma atitude de “esperar para ver”, justificada em parte pela falta de experiência com veículos elétricos, além de por falta de clareza na política governamental e na regulamentação em torno de VEs.
“Nos EUA, vemos 70% da indústria de autocarros e carrinhas a transitar para elétricos até 2030. São mais de 300.000 veículos por ano”, continuou.
Nas palavras de Cannis, os futuros clientes de camiões e carrinhas elétricas podem economizar dinheiro em combustível, manutenção e reparos, “mas ainda há o medo do desconhecido” sobre os VE.
O executivo sublinhou que a Ford está otimista, no entanto, sobre a reação de potenciais compradores que dirigiram o Lightning e “acham que é o F-150 mais empolgante de todos os tempos”.
Em agosto, a Ford duplicou a sua meta de produção para o Lightning por causa da forte procura inicial pelo camião antes do seu lançamento em 2022, tendo como meta a produção anual de mais de 80.000 veículos em 2024.