Estes são os trunfos do Facebook para pequenas empresas venderem no Natal
A pouco mais de dois meses do Natal, o Facebook anunciou novos produtos para empresas, que visam ajudar a promover o negócio online e a alcançar novos clientes.
Segundo o Global State of Small Business Report, Sept. 2021, 20% dos proprietários de pequenas empresas esperam conseguir mais de metade das sua faturação anual nos últimos meses do ano, durante a quadra natalícia.
Em causa estão novas funcionalidades como chamadas de áudio e vídeo no ‘Business Inbox’ no Messenger, os ‘Live Audio Rooms’ e acesso alargado a marcações – ‘Appointment Books’ – que podem ajudar a alcançar clientes online e a descobrir boas ideias, entre outras.
Chamadas de vídeo e áudio no Messenger
A rede social tem em curso testes para chamadas de áudio e vídeo empresariais com pequenas e médias empresas selecionadas através da utilização da ‘Business Inbox’ no Messenger. A funcionalidade permite que as partes se conectem e façam transações com os seus clientes, através das comunicações de áudio e vídeo diretamente da plataforma. Assim, as empresas dispõem de uma forma conveniente de comunicarem com os clientes num ambiente privado, tirando partido de uma aplicação que concilia os serviços de telefone, videochamada e mensagens.
Trazer os ‘Live Audio Rooms’ até às pequenas empresas
A rede social está a apostar na capacidade de criar ‘Live Audio Rooms’ para algumas pequenas empresas para trazer as experiências sociais de áudio para a própria plataforma.
Através dos ‘Live Audio Rooms’, as empresas poderão efetuar conversas ao vivo sobre tópicos relevantes para os seus clientes, e as pessoas podem descobri-los no Facebook, sendo possível convidar amigos, seguidores, criadores ou qualquer ouvinte na sala para ser um orador.
Expansão global das marcações
Já estão disponíveis as marcações – ‘Appointment Books’ – para as pequenas empresas em todo o mundo, uma forma fácil e gratuita para os proprietários de pequenas empresas receberem e fazerem a gestão de marcações de clientes novos e existentes, utilizando a sua página do Facebook.
A funcionalidade permite ainda aos clientes efetuarem marcações com prestadores de serviços locais.
Apoiar os pequenos negócios com anúncios personalizados
A empresa está também a testar novas maneiras de permitir que as pessoas saibam que estão a apoiar uma pequena empresa quando se envolvem com um anúncio personalizado.
De acordo com o Facebook, as pessoas poderão ver brevemente ver uma mensagem informativa no seu feed quando ‘gostam’ ou ‘adoram’ um anúncio de uma pequena empresa.
Tornar as compras mais simples com as Coleções do WhatsApp
O Facebook permite agora que as pessoas possam ver os produtos de uma empresa diretamente no seu perfil de negócios, estando a lançar coleções de catálogos para pequenas empresas; estas possibilitam às marcas organizar os seus itens nos catálogos por categoria, de forma a que os potenciais clientes não tenham de percorrer longas listas de itens para encontrar o que procuram.
As empresas interessadas em criar uma coleção poderão saber como fazê-lo na seguinte ligação: How to use catalog and collections on the WhatsApp Business.
Poupar tempo e gerir a sua presença online
O Facebook vai introduzir gradualmente novas funcionalidades no ‘Facebook Business Suite’, fornecer insights e simplificar o processo de criação de anúncios.
O ‘Facebook Business Suite’ prevê novos recursos que visam ajudar as empresas a poupar tempo a partir da criação de anúncios apenas para Instagram no desktop e fornecer novos insights para ajudar a medir o desempenho do anúncio, incluindo recomendações sobre o público-alvo, otimizações para campanhas a decorrer e fácil acesso às melhores práticas do Blueprint e da Central de Ajuda.
A rede social vai permitir ainda que as empresas escolham a meta certa ao criar um anúncio a partir da sua página comercial do Facebook, consolidando 11 metas em três – Anúncios automatizados, Criar um anúncio e Aumentar o conteúdo existente.
Numa nota enviada à imprensa a propósito das novidades, é ainda revelado que o processo de criação de anúncios no Ads Manager está a ser agilizado para alinhar melhor os objetivos da campanha com as metas de marketing tradicionais.
O Boost with Facebook Good Ideas Season dispõe igualmente de recursos gratuitos, formação e liderança inovadora para inspirar e educar proprietários de pequenas empresas para a época festiva.