Agência Espacial Portuguesa desafia 400 estudantes para competição de foguetes
19 equipas compostas por cerca de 400 estudantes de 13 países de toda a Europa vão estar juntos, entre 11 e 17 de outubro, na segunda edição do EuRoc – European Rocketry Challenge.
Promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, a competição de lançamento de foguetes universitários na Europa, tem em vista estimular os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios rockets a partir do Campo Militar de Santa Margarida, é referido numa nota emitida hoje a propósito do projeto.
“Num plano mais alargado, a competição, que faz parte da estratégia da Agência Espacial Portuguesa, visa despertar os jovens para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) fortalecendo competências na área do Espaço por meio da pesquisa, educação e cultura científica”, é possível ler no mesmo comunicado.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, comenta que “um dos grandes objetivos do EuRoC é estimular os estudantes universitários portugueses a darem os primeiros passos para desenvolverem competências num segmento extraordinariamente desafiante e inovador como a área dos lançadores. A equipa do IST já estava a trabalhar neste desafio, mas acreditamos que demos um impulso fundamental, como esperamos vir a dar a outras equipas”.
A 2.ª edição do EuRoc inclui pela primeira vez uma equipa portuguesa, a RED, que faz parte do núcleo de aeronáutica do Instituto Superior Técnico, que foi constituída em 2017 e é composta por 50 estudantes da instituição.
O Reino Unido é o país com maior representatividade na edição de 2021 do EuRoC, tendo quatro equipas no concurso.