Grupo Garland tem novo presidente executivo
Mark Dawson é o nome escolhido para assumir a liderança do Grupo Garland. O novo presidente executivo faz parte da quinta geração da família Dawson e chega ao cargo na sequência de uma reestruturação do Conselho de Administração.
Segundo é revelado em comunicado, esta mudança surge numa altura em que o grupo foca a sua estratégia na evolução tecnológica, tendo em vista o crescimento e a sustentabilidade da operação a longo prazo.
“Apesar do rumo positivo que o grupo tem seguido, a administração sentiu ser necessário acautelar o futuro e preparar a renovação da gestão da empresa”, lê-se na mesma nota de imprensa.
Mark Dawson sucede a Peter Dawson e acumula também a liderança da área de Navegação. Peter Dawson, por seu turno, sucede a Bruce Dawson na função de chairman, com este último a cessar a sua atividade profissional depois de 50 anos de carreira. Bruce Dawson mantém-se, porém, nos órgãos sociais da empresa como presidente da assembleia geral.
Quanto ao leque de administradores, mantêm-se Ricardo Sousa Costa nas áreas da Logística, Marketing & Comunicação e Infraestruturas; Margarida Palos nas áreas Financeira, Recursos Humanos e Qualidade; e Giles Dawson em Transportes e Sistemas de Informação.
Estratégia para o futuro
«A nossa estratégia passa por concluir a reorganização do grupo nas Strategic Business Units (SBU) de Logística, Transportes e Navegação e continuar a investir para melhorar a eficiência das nossas operações, nomeadamente através da inovação tecnológica e da formação contínua das equipas da Garland», indica Mark Dawson. O novo CEO da Garland acrescenta ainda que o objetivo é que as SBU cresçam de modo sustentado.
Mark Dawson começou o seu percurso profissional nas instalações do Porto, onde esteve dois anos. Em 1994, assumiu a gestão do antigo armazém da empresa localizado em Lisboa, liderando depois a sua passagem para o centro logístico da Abóboda (Cascais) e o crescimento das operações nas novas instalações.
Chegou às áreas marítima e aérea no final dos anos 90, tendo ainda sido responsável pelo lançamento do transporte bulk como área independente. O passo seguinte foi a integração no Conselho de Administração do Grupo Garland, assumindo um ano depois a coordenação da área de Navegação e das áreas marítima, aérea e bulk da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do grupo.