CONTINENTE – Crescer com frescura
O Clube de Produtores Continente é uma iniciativa da Sonae MC para promover e incentivar o consumo de produtos nacionais e regionais, que conta com muitas organizações de produtores e agricultores individuais – das áreas de frutas e legumes, charcutaria, padaria e pastelaria, carne e peixe. Este programa é um dinamizador da agricultura nacional por ser uma plataforma bilateral, activa, de negócio e de conhecimento. «As parcerias que estabelecemos visam melhorar, por exemplo, práticas agrícolas ou proporcionar aos nossos produtores orientação técnico-científica de forma a resolver determinado problema ou acrescentar algo de novo e funcional que permite a obtenção de produtos de qualidade superior. Uma relação bilateral de 20 anos que dinamiza todos os sectores da agricultura nacional com oportunidades de negócio para todos, numa partilha constante de conhecimento e de inovação», afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente. Depois de agregar numa primeira fase, depois de consolidar uma relação com os produtores, agora é tempo de o Clube de Produtores do Continente inovar e partilhar conhecimento de forma a colocar todo o know-how ao dispor do sector agrícola nacional.
A principal tarefa da equipa que integra o CPC é pesquisar, acompanhar e dinamizar. Pesquisar as mais recentes tendências do mercado ou recuperar produtos ou produções tradicionais de forma a acompanhar o desenvolvimento de novos projectos e dinamizar todo um circuito de planificação, produção e comercialização. «São peças fundamentais para que tudo aconteça com rigor, qualidade e segurança alimentar», indica Ondina Afonso. «A qualidade é assegurada desde o início da produção até ao fim da colheita, através de um acompanhamento técnico permanente e, claro, da inspecção que é feita diariamente nos nossos entrepostos e que garante que os produtos que chegam às 270 lojas sejam de elevadíssima frescura e qualidade», avança a presidente do CPC.
CRESCER COM SEGURANÇA
Esta dinâmica tem sido construída ao longo de 20 anos de actividade, período durante o qual o CPC adquiriu 13 milhões de toneladas de produtos nacionais, no valor de 3,5 mil milhões de euros. «Os 20 anos de actividade do Clube de Produtores Continente foram marcados por um crescimento constante da sua área de intervenção », conta a presidente do CPC. Actualmente, o Clube acompanha a actividade de produtores de frutas, legumes, carne, charcutaria, padaria e pastelaria. «É com orgulho que verificamos que muitos desses produtores cresceram com o Clube, passando de pequenas empresas familiares para empresas que empregam dezenas de colaboradores e que são hoje grandes exportadoras», acrescenta. Hoje fazem parte do CPC 185 entidades, incluindo desde organizações de produtores até empresas familiares.
De acordo com Ondina Afonso, «as vantagens para estes produtores- parceiros são várias e começam desde logo na garantia de escoamento de uma parte das produções, o que oferece segurança ao investimento e ao negócio». Depois, o CPC oferece ganhos de eficiência, proporcionados pelo planeamento e adequação das produções à realidade do mercado. Todo este trabalho é feito com o suporte técnico de especialistas do Continente, que facilitam aos produtores conhecimentos, mas também melhores práticas agrícolas e, até, contactos com investigadores. «Por último, é importante referir que, ao associarem-se ao Clube de Produtores Continente, os produtores ganham representatividade perante entidades oficiais, o que é igualmente muito relevante para os empresários», avança a presidente do CPC.
PENSAR NOS CLIENTES
Ondina Afonso refere ainda que o Clube de Produtores Continente vai continuar a privilegiar o produto nacional, as produções locais, beneficiando os circuitos curtos de distribuição e oferecendo produtos mais frescos aos clientes. Além de beneficiar a produção nacional, o programa vai também ao encontro das preferências dos consumidores que cada vez mais valorizam o produto português. Esta preferência manifesta-se em produtos de origem protegida ou de origem controlada, como acontece na carne, nas frutas, nos queijos e nos enchidos tradicionais.
«O Clube de Produtores Continente oferece garantias de qualidade, autenticidade e frescura, o que nos ajuda a manter o nível de satisfação dos clientes. Isso é ainda mais relevante no contexto actual, em que os Frescos assumem um papel fundamental na decisão do local de compra», afirma Ondina Afonso.
Para fomentar a dinamização do CPC, o programa tem realizado diversas iniciativas, incluindo o Roadshow e a Academia. «O Roadshow consistiu na realização de acções de promoção de produtores locais nas lojas das suas Regiões, dando a conhecer aos clientes os produtores que abastecem as lojas onde realizam as suas compras. Por sua vez, a Academia é, como o nome indica, uma iniciativa de capacitação de produtores, que ainda está a decorrer, e que tem por objectivo aproximar os produtores da realidade do retalho e também do conhecimento técnico-científico», conclui Ondina Afonso.