WALL STREET ENGLISH – Quebrar a barreira linguística
Tendo por objectivo dotar os profissionais de um nível de inglês correspondente ao exigido pelas funções que estes ocupam nas empresas, o Wall Street English apresenta diversos programas desenhados para executivos. No entanto, há também uma ampla oferta para particulares que queiram, por conta própria, aumentar as suas skills linguísticas em inglês. Joana Figueiredo, Marketing director, e Mário Xavier, Business Sales director do Wall Street English, explicam à Executive Digest as motivações das empresas para investir em formação linguística e a forma como o domínio do inglês é essencial no desenvolvimento de negócios.
Quais as novidades formativas do Wall Street English para o novo ano lectivo?
Uma das principais características diferenciadoras do Wall Street English é exactamente a não existência de anos lectivos. Qualquer aluno com interesse em aprender inglês pode, a qualquer momento, estudar connosco. Basta que para isso faça um teste para termos conhecimento do seu nível de inglês e, a partir daí, inicia o estudo nesse mesmo nível.
Em que consiste a vossa oferta em formação para executivos/empresas?
A oferta engloba várias modalidades de ensino, desde a mais personalizada, com aulas individuais e/ou em grupo leccionadas na empresa, com e sem o apoio da componente multimédia, passando pelas aulas customizadas ao cliente, mas leccionadas nos Centros de Ensino.
Destacamos também os nossos serviços de consultoria de avaliação e aferição de conhecimentos da língua inglesa e preparação para exames de certificação como BULATS, FIRST, IELTS, entre outros. Transversal a todas estas ofertas, incorporamos os nossos modelos e sistema de reporting que contemplam um conjunto de serviços complementares de suporte e gestão dos projectos formativos.
Incluindo as vertentes sociais e profissionais da compreensão, oralidade e escrita, os cursos Market Leader e Inteligent Business têm uma forte incidência em temáticas especializadas em linguagem de negócios, incluindo case studies e simulação de situações reais que vão desde a negociação, compras e vendas, passando pela publicidade, marketing, realização de entrevistas, propostas e apresentações.
Que tipo de empresas procuram os vossos cursos e com que objectivos?
Fruto da experiência e especialização da nossa equipa, o Wall Street English Business tem na sua carteira de clientes empresas de todas as áreas de negócio. A língua inglesa é hoje um requisito fundamental ao nível das competências profissionais e transversal a todos os sectores de actividade, quer sejam empresas nacionais ou multinacionais. Tendencialmente os nossos clientes, valorizam a capacidade de resposta que a nossa oferta lhes proporciona e que solucionam várias necessidades recorrentes no mundo empresarial das quais destaco: serviços de consultoria de avaliação e aferição de conhecimentos da língua inglesa; formação e desenvolvimento de competências ao nível do inglês geral; desenvolvimento de competências em inglês técnico para negócios, entre outros. Transversalmente incorporamos os nossos modelos e sistema de reporting que só em si, encerram um conjunto de serviços complementares de suporte e gestão dos projectos formativos. É relevante referir que estas ofertas podem ser implementadas In-company, ou seja nos escritórios dos nossos clientes, ou In-school num das nossos 35 centros distribuídos por todo o país, o que nos dá uma capacidade de entrega e distribuição das nossas formações de forma inigualável.
Com muitas PMEs a expandir os seus negócios para o exterior, nota- -se algum aumento do interesse em dotar os seus quadros de um maior conhecimento linguístico em inglês?
Eu diria que o interesse e necessidade sempre estiveram presentes. Temos, no entanto, assistido a um aumento efectivo do investimento realizado por parte das empresas em dotar os seus profissionais de mais competências ao nível da língua inglesa. Não podemos negar que o crescimento económico e o aumento do investimento estrangeiro em Portugal contribui para este incremento. Sabemos que oportunidades de negócio podem ser perdidas quando existem barreiras linguísticas que travam processos negociação, apresentações de negócio, exposição e argumentação de ideias. Estas barreiras constituem experiências dolorosas e muito frustrantes para os colaboradores envolvidos, e altamente penalizadoras para as empresas. Para lhe fundamentar a existência destas necessidades, a Universidade de Cambridge realizou recentemente um estudo sobre as competências linguísticas no local de trabalho a mais de 35 mil profissionais, onde aferiu que, em todas as indústrias, existe um gap de cerca de 40% entre os skills de inglês necessários para a função e os skills que os colaboradores efectivamente apresentam. Ou seja, existe uma lacuna real entre as competências de inglês necessárias no trabalho e o nível de proficiência dos trabalhadores.
Há ofertas de inglês técnico? Em que áreas?
Actuando especificamente no segmento empresarial, é essencial apresentarmos soluções que ajudem os nossos clientes com necessidades específicas. Neste âmbito, o Market Leader é um curso destinado ao desenvolvimento da oralidade, consolidação de estruturas gramaticais e incremento de vocabulário “business”. Os seus conteúdos recorrem a temas inerentes ao contexto organizacional, que incluem case studies e simulação de situações reais, e que passam pela negociação, compras e vendas, publicidade, marketing, realização de entrevistas, propostas, liderar reuniões, realizar apresentações, reports, contactos telefónicos e gestão de cliente, por exemplo. Por outro lado, o Inteligent Business apresenta-se como um curso de workshops e aulas de conversação com tópicos diversificados, retirados dos meios Financial Times, The Economist, Ted talks, entre outros. Vários temas são abordados, dos quais destaco, Economia, Finanças, Indústria, Direito, Relações internacionais, Internet, Media, Retalho, Networking, Inovação, tecnologia, práticas de trabalho, educação e corporate training, entre outros.
Quais as principais tendências no ensino de línguas?
O grande desafio, mais do que uma tendência, passa por conseguir manter o aluno motivado e focado no seu estudo e objectivo. Assim, termos ferramentas actuais e formas de atrair o aluno está no top das prioridades das escolas em geral.
O facto do ensino do inglês nas escolas portuguesas vir, desde há alguns anos, desde o 1.º ciclo, tem impactado de alguma forma o vosso negócio? Há algum “envelhecimento” do vosso formando motivado por esta alteração no ensino geral?
Eu diria que são ensinos que se complementam. As pessoas que nos procuram, independentemente da idade, já trazem “umas luzes” de Inglês, mas na prática, existem muitas lacunas, principalmente ao nível gramatical. Tendo o Wall Street English outras componentes, como a preparação para exames de certificação como BULATS, FIRST, IELTS, entre outros, acabamos por poder dar resposta a todo o tipo de procura.
Explique-nos o método do Wall Street English.
O Wall Street English oferece ensino de inglês a particulares e profissionais (para empresas). O ensino abrange todos os níveis de inglês, num total de 20 níveis de evolução que cada aluno pode cumprir ao seu ritmo. A nossa grande aposta vai para um ensino que se adapta ao ritmo de cada aluno e que pode ser seguido mesmo por quem tem pouco tempo para cumprir um regime de aulas. Por isso, cada nível do programa pode ser ultrapassado mais lenta ou intensivamente, com uma personalização que permite a estudantes e trabalhadores melhorar o seu domínio desta língua global, que é cada vez mais um requisito profissional e também social.
Além de personalizado, o método de ensino é interactivo, sendo apoiado por vários suportes multimédia, por exemplo a mais recente aplicação móvel, assim como actividades sociais no centro, que promovem a aplicação prática e a consolidação da aprendizagem em sala.