Empresas debatem Comunicação Interna
A cidade do Porto foi palco do segundo Get Together (Fórum de Comunicação Interna), promovido pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa, fundado pelo Grupo Inforpress, em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica e a revista Executive Digest. O encontro teve como mote “A comunicação interna em momentos de tensão organizacional“, e contou com vários responsáveis e especialistas em comunicação interna e recursos humanos.
“Nos momentos de tensão, nunca devemos esquecer o público interno. Apatia e silêncio são duas posturas a evitar pela Administração. Como estas situações são previsíveis, a comunicação interna deve ser tratada e preparada com antecedência, englobando a estratégia de negócio. Só assim conseguimos colaboradores informados e em sintonia com as decisões da empresa“, afirma Ana Margarida Ximenes, Country Manager do Grupo Inforpress.
José Seruya, Coordenador da Escola Pós-Graduação e formação avançada, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica, realçou a necessidade de “pensar a comunicação para além de saber fazer“. O Professor defende que “não podemos ser redutores na nossa visão de comunicação interna” e dá como solução “recriar a função da comunicação“.
Tendo como ponto de base a experiência verificada na EDP, Margarida Glória, da Direcção de Marca e Comunicação da EDP, classificou a “transparência da comunicação” como o factor chave para criar um ambiente de confiança entre os colaboradores. “A transparência da comunicação faz com que as pessoas se sintam abertas para a discussão permitindo que, em situações de tensão, estejam organizadas e esclarecidas do que deve ser feito“, explicou Margarida Glória. “Em momentos de crise o mais importante é falar sempre a verdade e não deixar sair para fora notícias que não tenham sido dadas internamente“, acrescenta. José Figueiredo, Internal Communication Iberian Manager da BP, reforçou ainda a “importância da intervenção das chefias intermédias nos momentos de tensão, falando sempre no momento certo e com as mensagens adequadas“.
Para Gonçalo Granado, Director de Comunicação da Nestlé, “a celebração dos sucessos” é outro ponto crucial para uma boa comunicação interna. “A importância do envolvimento e da celebração dos sucessos é algo que auto-motiva e permite ter maior interacção com os colaboradores nos momentos de tensão“, explicou Gonçalo. Granado. “As situações de crise não são comuns, no entanto, é nestas alturas que é preponderante que haja uma cultura de transparência que culmine com uma maior aproximação entre as pessoas“, acrescenta.
Vera Norte, Communication Director do Cluster South Europe Leader Communication da Tetra Pak, salientou a confiança como algo crucial para o êxito da Comunicação Interna. “A confiança é algo muito frágil que se conquista e se transforma em algo forte quando há consistência nas mensagens. A confiança tem que ser alimentada, senão criam-se silêncios, que são perigosos, porque o vazio tende a ser preenchido com rumores ou boatos”, explicou.
Isabel Couceiro, responsável de Comunicação Interna da Lactogal, apresentou o caso prático Eficiência Comunicação que pretende reunir os colaboradores em torno de políticas de controlo e redução de custos. O case-study consiste na criação de um “alfabeto da poupança”, com 23 apelos à mudança, sendo atribuído a cada letra um propósito de incutir comportamentos que se aplicam a cada um dos colaboradores, dentro e fora da empresa.
António Carlos Almeida, da Chamartin, encaminhou a intervenção no sentido de mostrar que “a comunicação interna não está centralizada mas sim dispersa pelas áreas da empresa“. O responsável referiu ainda a importância que representa o “olha nos olhos” para trabalhar a confiança “tão necessária em momentos de tensão“.
O Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa tem como objectivo a investigação, criação e divulgação de conhecimento sobre as áreas de comunicação interna e cultura corporativa das empresas. Do Conselho Directivo fazem parte o Grupo Inforpress, a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada e Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e a revista Executive Digest. O Conselho Assessor é aberto a todas as empresas com preocupação na área da Comunicação Interna, contanto actualmente com empresas como a BP, EDP, Nestlé ou Tetra Pak.