A chinesa Geely revelou um novo modelo com a marca Zeekr, que já fora anunciada como a insígnia desenhada para fazer concorrência à Tesla no mercado dos veículos elétricos.
De acordo com o site Autocar, esta nova marca irá desenvolver uma gama de modelos premium tendo por base a nova plataforma SEA da Geely – a mesma que será utilizada para os veículos elétricos das marcas Volvo, Polestar e Lynk&Co, além do novo modelo da Smart. Prevê-se que já no final deste ano comecem as entregas dos primeiros carros Zeekr na China, sendo objetivo do fabricante expandir depois a marca para outros mercados.
Para a Geely, a marca Zeekr servirá para “dar resposta à crescente procura global de veículos elétricos premium”, e com este objetivo, deverá lançar um novo EV anualmente durante os próximos cinco anos. O foco inicial é a China, mas irá “explorar oportunidades de exportação para satisfazer a procura por este tipo de veículos”.
A nova marca será também associada à inovação e à intenção de desenvolver um ecossistema de veículos elétricos com uma abordagem inovadora em termos de vendas e assistência ao cliente.
Entretanto, a Geely apresentou os seus resultados relativos ao ano de 2020. O fabricante afirmou ter vendido 1,3 milhões de veículos na China durante o ano passado, reafirmando a posição de líder por quatro anos consecutivos no mais mercado de carros do mundo. Nos outros mercados, a Geely vendeu 73.000 unidades, o que representa um crescimento anual de cerca de 25%.
A marca premium Lynk&Co vendeu mais de 175.000 unidades, mais 37% do que em 2019, e está neste momento a expandir-se para alguns países da Europa.













