Afinal quais são os cinco países mais ricos da UE?
As famílias dinamarquesas são as mais ricas da União Europeia, com o maior stock de dinheiro e poupanças de pensões, de acordo com os últimos dados do banco central do país, analisados e comparados com os dos outros Estados pela Bloomberg.
Os dinamarqueses têm cerca de 1,3 milhões de coroas (175,45 mil euros, à taxa de conversão de hoje) per capita em ativos financeiros, mais do dobro da média da UE, mostram dados compilados pelo banco central sediado em Copenhaga.
A Dinamarca detém ainda o recorde mundial de taxas negativas, depois de o banco central as ter imposto pela primeira vez em 2012 para controlar a taxa de câmbio.
Os restantes quatro lugares do top5 deste ranking são ocupados pelos Países Baixos, Suécia, Luxemburgo e Bélgica, que ocupam os restantes quatro lugares.
Para Camilla Poulsen, economista da Nykredit Wealth Management, em Copenhaga, entrevistada pela Bloomberg, os resultados do país mais rico do mundo são explicados “pelas decisões tomadas há décadas pelos Governos do país que procuraram introduzir programas de poupança de pensões, que começam logo por ser financiados pelo titular da reforma, no início da carreira contributiva.
As famílias dinamarquesas têm ainda assinalar outro recorde, ainda que menos feliz, já que como nota a análise da Bloomberg são as mais endividadas da Europa, sobretudo devido a empréstimos garantidos sob a forma de hipoteca.
De acordo com os dados do banco central, o passivo per capita ronda os 75.800 euros. Ainda assim, 86% desta dívida é apoiada por garantias que não estão incluídas no cálculo da riqueza das famílias, segundo os dados do banco central do país.