Sonae Indústria sai do mercado. Acionistas aprovaram retirada da bolsa
A proposta viu finalmente “luz verde”. A “holding” da família Azevedo conseguiu o que pretendia e a Sonae Indústria vai mesmo avançar para a saída de bolsa. A proposta para avançar com o pedido de perda de qualidade de sociedade aberta foi aprovada esta segunda-feira, em Assembleia-Geral de Acionistas, e comunicada à CMVM.
“Foi aprovada a perda da qualidade de sociedade aberta da Sonae Indústria, SGPS, SA”, refere um comunicado enviado à CMVM.
Já no início de junho, a Sonae Indústria tinha comunicado à CMVM que iria ser votada a perda de sociedade aberta em assembleia-geral, tendo em conta que, após a conclusão da oferta de subscrição de ações do capital da empresa, passaram a ser imputáveis à Efanor Investimentos mais de 90% do total do capital e direitos de voto.
Segundo o mesmo documento, a Efanor considera que, face à concentração do capital e à consequente redução do ‘free float’ e liquidez, “não se justifica a manutenção do estatuto de sociedade aberta”.
A aprovação acontece depois de a família Azevedo ter conseguido superar 92% dos direitos de voto da sociedade no passado mês de maio, na sequência do aumento de capital feito pela empresa e das compras feitas em bolsa, como avança o ‘Negócios’.
A Efanor propõe-se agora a comprar, no prazo de três meses, após o deferimento pela CMVM da perda da qualidade de sociedade aberta, as ações pertencentes aos acionistas que não votem favoravelmente a deliberação em assembleia-geral, pelo valor de 1,14 euros.
O mesmo comunicado dá ainda conta de que a Sonae Indústria elegeu novos órgãos sociais, com a administração a ser composta por Paulo Azevedo, Cláudia Azevedo, Ângelo Paupério, Carlos Moreira da Silva e Isabel Simões de Barros.
Os acionistas deram também “luz verde” às contas da empresa e à proposta de aplicação dos resultados de 2020, que prevê que o prejuízo da empresa, no montante de menos 12.418.475,54 euros seja transferido para a rubrica dos resultados transitados e coberto, na totalidade, por reservas livres.