Governo de Merkel compra “milhões de dados contribuintes em todo o mundo” com ativos no Dubai e começa a “caça” a crimes fiscais

A Autoridade Federal Alemã, sob a ordem do governo de Angela Merkel, comprou um pacote de dados, em janeiro de 2021, com “informações detalhadas sobre milhões de contribuintes em todo o mundo que detêm ativos no Dubai, incluindo muitos milhares de contribuintes alemães”, revela a Reuters. A administração central vai agora enviar estes documentos para as autoridades regionais.

No comunicado publicado pelo ministério das Finanças, o Executivo explica que a Autoridade Federal negociou a compra destes dados com  um informador “anónimo”, tendo consumado o negócio a 10 de fevereiro. Nos últimos quatro meses, as autoridades editaram toda esta informação.

Segundo o ministro das Finanças, Olaf Scholz, as autoridades vão agora perceber se há indícios da violação da lei tributária e se sim, proceder às investigações devidas..

“Os dados adquiridos serão utilizados para efeitos de deteção de crimes fiscais de âmbito nacional, internacional e de grande importância. Os dados podem ajudar a lançar luz sobre bens desconhecidos e rendimentos não declarados”, sublinha o Ministério.

Ainda não está claro se esta informação vai ser partilhada com Bruxelas e os restantes Estados-membros da União Europeia.






Comentários
Loading...