El Corte Inglés avança com plano de rentabilização. Outlet, e-commerce e arrendamento de imóveis nas prioridades
O El Corte Inglés quer aproveitar ao máximo sua carteira imobiliária, avaliada em 16.100 milhões de euros. De acordo com a documentação apresentada aos investidores por ocasião da apresentação dos resultados anuais, o grupo está estudar a possibilidade da implementação de um plano de rentabilização.
Assim, algumas instalações vão ser convertidas em pontos de venda outlet e não só, outros em centros de distribuição logística, de forma a alimentar o e-commerce e, por fim, o remanescente do património imóvel será arrendado a terceiros. O objetivo é responder “às mudanças estruturais da procura, influenciadas pela pandemia e pelo confinamento”.
No último ano, as vendas online representaram 17,3% do volume total do negócios da empresa espanhola, um crescimento de 132% face ao ano anterior.
Atualmente, está ainda “em cima da mesa” a possibilidade de venda de 100 imóveis, avaliados no total em cerca de dois mil milhões de euros, projeto que foi lançado sob a presidência de Dimas Gimeno.
O grupo encerrou o último exercício financeiro com perdas líquidas de 2.945 milhões de euros.
No entanto, ainda permanece numa situação saudável. Apesar da grave crise que atingiu a economia devido à pandemia, o volume de negócios aumentou para 10.432 milhões de euros em 2020.