TAP com nova administração: De sete a 11 administradores. Frasquilho está de saída
A TAP já tem escolhida uma nova administração. Ao todo, são 11 os nomes que compõem agora a lista de administradores da empresa, ao contrário dos anteriores sete. Miguel Frasquilho é um dos que está de saída, para ser substituído como “chairman” por Manuel Beja, ex-diretor do departamento de pessoas da Novabase, avança o ‘Negócios’.
Da atual administração da TAP, após a saída de vários membros, de acordo com o mesmo jornal, mantêm-se apenas três: Ramiro Sequeira, até aqui presidente executivo interino, que volta a assumir o cargo de diretor de operações; Alexandra Reis, que, em 2020, substituiu David Pedrosa na comissão executiva da companhia aérea; e José Manuel Silva Rodrigues, indicado pela “holding” de Humberto Pedrosa, que ainda é acionista da TAP.
Todos os restantes serão caras novas na administração da empresa, encabeçada por Christine Ourmières-Widener.
À comissão executiva junta-se João Weber Gameiro, como administrador financeiro, vindo do BBVA em Portugal, e Silvia Mosquera, que será a diretora comercial, e que conta já com um longo percurso na aviação – Clickair Airlines, Vueling, Iberia Express e Avianca.
A par de Christine Ourmières-Widener como presidente executiva, junta-se então Manuel Beja como “chairman”, que entrou em 1997 na Novabase, onde se manteve até 2018. “Na tecnológica, começou como diretor de marketing e comunicação, passando para diretor de desenvolvimento organizacional e, por fim, durante mais de seis anos, ocupou o cargo de diretor de pessoas e organização. Pelo meio, foi ainda diretor-geral da Novabase no Brasil e administrador executivo da Collab, empresa do grupo Novabase”, pode ler-se no jornal.
De acordo com a informação que consta do site da companhia, para a presidência do Conselho Fiscal é proposto o nome da Baker Tilly, PG & Associados, SROC, S.A. e para o mesmo órgão são propostos para vogais os nomes de Sérgio Sambade Nunes Rodrigues, Maria de Fátima Damásio Geada e José Manuel Fusco Gato (vogal suplente).
A informação diz ainda que para a Mesa da Assembleia Geral é proposto o nome de António Macedo Vitorino (presidente) e David Fernandes de Oliveira Festas (vice-presidente) e para a Comissão de Vencimentos são propostos os nomes de Pedro Miguel Nascimento Ventura, Tiago Aires Mateus e Luís Manuel Delicado Cabaço Martins.
A nova administração conta ainda com cinco membros não executivos: Silva Rodrigues; Patricio Ramos, até agora gestor na Boston Consulting Group (a consultora que elaborou o plano de reestruturação da TAP); Ana Lehmann, antiga secretária de Estado da Indústria e atualmente membro de várias organizações ligadas à inovação; Gonçalo Pires, fundador do fundo de reestruturação de empresas Adamastor Investments; e João Duarte, o tripulante de cabine que foi eleito para representar os trabalhadores da empresa na administração.
A assembleia-geral da TAP, na qual serão eleitos os novos administradores, está marcada para dia 24 de junho.