Principais grupos privados de saúde registam resultados negativos em 2020

Três dos maiores grupos privados de saúde em Portugal fecharam 2020 com prejuízos. O acréscimo dos custos e a redução da atividade assistencial foram os principais fatores deste decréscimo. Apesar de tudo, nenhuma das entidades em causa colocou um  “travão” nos investimentos de criação e expansão de complexos de saúde, revela o ‘Público’.

No caso do grupo Luz Saúde, “a performance operacional originou um resultado líquido consolidado negativo de 16,3 milhões de euros, que compara com um resultado positivo de 16,7 milhões de euros do exercício anterior”, explica a presidente da comissão executiva Isabel Vaz, na mensagem que abre o Relatório e Contas 2020, citada pelo jornal.

Numa análise aos rendimentos operacionais, na parte privada o grupo totalizou 440,9 milhões de euros, “7,7% abaixo do período homólogo”.

No Hospital Beatriz Ângelo (Loures), gerido em parceria público-privada (PPP), os mesmos rendimentos “diminuíram 16,4% face ao período homólogo para 89,8 milhões de euros, tendo o resultado operacional do segmento público sido negativo em 29,9 milhões de euros”.

O grupo já avançou com um pedido de reequilíbrio financeiro ao Estado.

Ainda assim, o grupo terminou 2020 com rendimentos operacionais superiores aos de 2019, devido ao bom desempenho da plataforma de logística do grupo, a GLSMED Trade, que permitiu “um crescimento de 4% dos rendimentos operacionais consolidados do Grupo para 613,7 milhões de euros”.

A plataforma em causa garantiu equipamentos de proteção individual não só para o grupo, mas também para hospitais públicos e empresas portuguesas, espanholas, francesas e inglesas.

Apesar de tudo, os investimentos previstos continuaram, tendo sido aplicados 67,9 milhões de euros, dos quais 43,9 milhões  na expansão da rede privada, sobretudo no que toca ao Hospital Luz Lisboa.

Já no que toca ao grupo CUF, “o resultado líquido consolidado de 2020 foi negativo em 23,8 milhões de euros, apresentando um decréscimo de 52,8 milhões de euros face ao período homólogo (positivo em 29,0 milhões de euros)”.

Ler Mais





Comentários
Loading...