Huawei lança novo sistema operativo para telemóveis e deixa de depender totalmente do Android
A Huawei anunciou esta quarta-feira o lançamento de um novo sistema operativo para smartphones, numa tentativa de recuperar das sanções impostas pelos EUA que prejudicaram o seu negócio de telemóveis.
O HarmonyOS vai integrar determinados modelos da tecnológica chinesa a partir de hoje, tendo os clientes da marca a possibilidade de trocar o sistema operativo atual baseado na plataforma Android do Google.
Com o lançamento do sistema operativo próprio, a Huawei deixa de depender totalmente do Android.
Recorde-se que as sanções impostas pelos EUA proibiram o Google da Alphabet Inc de fornecer suporte técnico para novos modelos de telefone Huawei, bem como o acesso aos serviços do Google Mobile.
A Huawei pretende que o HarmonyOS seja utilizado em 200 milhões smartphones e 100 milhões de outros dispositivos até o final do ano, segundo Wang Chenglu, presidente do departamento de software do Huawei Consumer Business Group, que liderou os esforços da Huawei para desenvolver o HarmonyOS desde 2016.
O principal fabricante de equipamentos de telecomunicações da China foi integrado na “lista negra” comercial dos EUA em maio de 2019 devido a questões de segurança nacional.
O negócio foi fortemente afetado pela medida, com a Huawei a cair para o sexto lugar globalmente, depois de vários anos a liderar o mercado; a empresa teve uma participação de mercado de 4% no primeiro trimestre.