China vai apertar aprovação ambiental de projetos poluentes

O ministério do Ambiente da China anunciou esta segunda-feira que o país está a planear aumentar a pressão sobre os setores do aço e alumínio, que envolvem uma grande utilização de energia e produzem altas emissões, num esforço para promover mudanças para diminuir o impacto ambiental.

A China assumiu o compromisso de reduzir as emissões de carbono antes de 2030, estabelecendo a meta da neutralidade carbónica até 2060, após várias décadas de uma vertiginosa expansão industrial.

Nesse sentido, o Executivo chinês já instou algumas regiões a apertar o controlo sobre os projetos poluentes, tendo em vista a eficiência energética.

O ministério da Ecologia e Meio Ambiente exortou os governos locais, num conjunto de diretrizes enviadas aos reguladores ambientais locais, a considerar a qualidade do meio ambiente como um “resultado final”, especialmente numa altura em que projetos poluentes estão a expandir-se ou a ser transferidos para as suas localidades.

O ministério solicitou a cada regulador ambiental das várias províncias que coordene e gira os projetos locais de alta intensidade energética e alta emissão, devendo apresentar as conclusões à tutela até o final de outubro, com atualizações semestrais.






Comentários
Loading...