EUA: Três refinarias da Exxon lideram lista de maiores poluidores
As refinarias de petróleo da Exxon Mobil dos EUA libertam muito mais fuligem nociva para os pulmões do que refinarias idênticas de outras marcas, de acordo com uma análise da Reuters aos resultados de testes de poluição.
As três maiores refinarias da empresa – duas no Texas e uma no Louisiana – são os principais emissores de pequenas partículas do país, segundo uma análise aos últimos testes submetidos às 10 maiores refinarias de petróleo do país.
O total médio de emissões das três refinarias da Exxon é oito vezes superior à taxa média das outras sete refinarias da lista, algumas das quais maiores do que as fábricas da Exxon, apurou o mesmo estudo.
Segundo Wilma Subra, cientista residente no estado do Louisiana que trabalhou no Conselho Consultivo de Justiça Ambiental Nacional da Agência de Proteção Ambiental, o desempenho reflete os gastos inadequados da empresa para reduzir as emissões. “A Exxon tem todos os recursos do mundo para diminuir drasticamente as suas taxas de poluição”, observou a especialista.
Há vários anos que a empresa é criticada pelo seu desempenho ambiental.
Esta semana, a Exxon perdeu pelo menos duas cadeiras no seu conselho de administração para um hedge fund ativista, que ambiciosamente quer forçar a empresa a alterar a abordagem para enfrentar as alterações climáticas, a par do que muitas outra empresas têm vindo a fazer globalmente.
Por seu lado, a Exxon assegurou recentemente numa declaração que tenta cumprir as leis ambientais, tendo investido milhares de milhões de dólares para reduzir as emissões ao longo das últimas duas décadas.