Confiança dos consumidores e clima económico superam níveis do início da pandemia

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico superaram os níveis do início da pandemia, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com o relatório do mês de maio, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente nos últimos três meses, atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2020, assim como o indicador de clima económico, que também aumentou de forma expressiva entre março e maio deste ano, superando o nível observado no início da pandemia.

A evolução em maio resultou sobretudo, avança o INE, do contributo positivo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país. As restantes componentes, expetativas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar e da realização de compras importantes e opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar também contribuíram positivamente, embora de forma ténue nos últimos dois casos.

Em maio, segundo o INE, os indicadores de confiança aumentaram em todos os setores considerados – Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços. Apenas o indicador de confiança dos serviços ainda não superou o nível registado em março de 2020.

O saldo das expetativas relativas à evolução futura da situação económica do país também aumentou de forma expressiva entre março e maio, aproximando-se dos valores registados nos primeiros meses de 2020, antes do início da pandemia.






Comentários
Loading...