Fundo de Resolução pediu 429 milhões de euros para o Novo Banco, Governo disse “sim”

O Executivo aprovou hoje em Conselho de Ministros que o Fundo de Resolução peça um empréstimo junto da banca, de forma a efetuar uma nova injeção de capital no Novo Banco.

“Foi aprovada a resolução que autoriza a alteração ao acordo quadro celebrado com o Fundo de Resolução bem como aos contratos de financiamento celebrados entre o Estado e o Fundo de Resolução necessário à execução da operação de financiamento”, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Como salientou João Leão, o “Governo sempre afirmou que o Fundo de Resolução não ia obter qualquer empréstimo do Estado, mas iria financiar-se junto do sistema financeiro”.

“A resolução permite ao Fundo de Resolução financiar-se junto da banca para reforçar o seu orçamento e para a sua atividade, nomeadamente para as transferências no âmbito do acordo de capitalização contingente”, explica o ministro.

O governante salientou ainda que “estes 429 milhões de euros ficam abaixo dos quase 600 milhões pedidos” pela instituição financeira liderada por António Ramalho. Este valor está dependente de esclarecimentos adicionais.

O ministro explicou ainda que não é necessário nenhuma alteração ao Orçamento de Estado de 2021, dado “que este empréstimo será operado, não pelo Estado, mas pela banca”.

Ler Mais





Comentários
Loading...