Anúncio “Time to buy Bitcoin” retirado do Reino Unido por ser “irresponsável”
A campanha “Time to buy Bitcoin” (em português “Está na hora de comprar Bitcoin”) foi retirada do Reino Unido, por ordem da Advertising Standards Authority (ASA), que considerou a publicidade, exposta em toda a rede de metro de autocarros, como “irresponsável e enganosa”.
“Consideramos que os consumidores interpretariam este anúncio como uma chamada para investirem em algo simples e acessível, sem qualquer noção do risco, quando aplicar dinheiro em Bitcoin é na realidade complexo, volátil e poderia expor os investidores menos experientes a perdas consideráveis”, afirmou a ASA.
Por fim, o regulador britânico exigiu à Luno, uma empresa que faz parte da família da CoinDesk que, “para a próxima, crie anúncios de investimento em Bitcoin em que destaque o quanto este investimento é volátil, e não regulamentado pelas autoridades financeiras”.
A decisão da Advertising Standards Authority foi tomada, depois de esta ter recebido quatro queixas relativamente a esta publicidade. Todos os requerentes condenavam o anúncio como sendo “enganoso”, uma das reclamações acusou mesmo a Luno de se “aproveitar da ingenuidade de alguns investidores”.
A plataforma acatou a decisão do “cão de guarda” de Downing Street e prometeu levar em conta as indicações do regulador nos próximos anúncios e iniciativas de marketing.
Esta ordem da ASA é noticiada uma semana depois de a Bitcoin ter caído 50% numa só semana, 30% num só dia, e duas semanas depois de o Banco de Inglaterra ter emitido um comunicado a atacar os negócios de criptoativos: “se querem investir em moedas digitais preparem-se para perder dinheiro”.