WhatsApp avança com processo contra governo indiano devido a novas regras de privacidade

O WhatsApp avançou com um processo contra o governo indiano, que pretende bloquear os regulamentos que entram em vigor esta quarta-feira e que, segundo especialistas, obrigariam a aplicação de mensagens do Facebook a quebrar as proteções de privacidade.

Fonte próxima do processo revelou à Reuters que a empresa solicitou ao Tribunal Superior de Delhi que declare uma das novas regras de TI como uma violação dos direitos de privacidade na constituição da Índia, dado que exige que as empresas de comunicação social identifiquem o “primeiro remetente da informação” quando as autoridades assim o exigirem.

O processo surge como um novo capítulo da luta entre o governo da Índia e gigantes tecnológicas, entre os quais o Facebook, Alphabet e Twitter, naquele que é um dos seus principais mercados de crescimento global.

No início desta semana, a tensão aumentou na sequência de uma visita da polícia indiana aos escritórios do Twitter. Ao que tudo indica, a empresa rotulou as publicações de um porta-voz do partido dominante da Índia e de outros “comunicação manipulada”.

Nova Deli também pressionou, por seu lado, as empresas de tecnologia a remover o que descreveu como desinformação sobre a pandemia de covid-19, bem como algumas críticas à resposta do governo à crise.






Comentários
Loading...