Esta cidade na Austrália promete destronar Silicon Valley. Sabe qual é?

Com menos de 30 anos, a Springfield City Group (SCG) é a favorita mundial para derrubar Silicon Valley. Esta cidade é a primeira com fundação e gestão privada na Austrália, e a segunda a ser pensada de raiz desde a criação de Canberra, a capital do país.

O terreno de quase três mil hectares que deu origem à grande Springfield – a décima maior comunidade planeada de raiz do mundo – foi comprado em 1992 por 5,8 milhões de euros e hoje já é o lar de 46 mil pessoas que decidiram escolher este lugar para construir 16.500 casas, 11 escolas, um campus universitário, um hospital e até uma linha de comboio que liga a região à vizinha Brisbane, tudo isto financiado por mais de 12 mil milhões de euros em fundos privados e apoios públicos.

Maha Sinnathamby, empresário, é o criador desta cidade, que confessa o seu desejo à CNCB: “O mundo aprendeu muito com Silicon Valley, mas agora está na altura de criar um novo centro mundial de negócios e empresas”.

No entanto, Sinnathamby não quer ficar por aqui: “Estamos a 25% daquilo que queremos para esta cidade, pelo que queremos expandir, atrair empresas como a Microsoft e a Google, mas, para isso, precisamos de uma nova injeção de capital de 65,6 mil milhões de euros”.

Com este dinheiro, o “pai da cidade” promete quase triplicar os 20 mil empregos existentes na cidade, para 52 mil, tornando Springfield  “um verdadeiro centro de inovação da Ásia-Pacífico”.






Comentários
Loading...