Siza Vieira anuncia mais de 6 mil milhões de euros para o Turismo. O objetivo é chegar ao 27 mil milhões até 2027
O Governo apresentou, esta sexta-feira, as novas medidas para apoiar o setor do turismo para “construir o futuro” e, assim, ultrapassar a crise gerada pela pandemia. As ajudas, já aprovadas pelo Conselho de Ministros esta quinta-feira, preveem, no total, “mais de seis mil milhões” de euros.
Durante a apresentação do plano “Reativar o Turismo|Construir o Futuro”, que decorreu esta manhã, o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, começou por reiterar a meta já estabelecida em 2017, ambicionando que o ritmo da receita turística bata os 27 mil milhões de euros até 2027, “ou até um pouco mais”.
“Em 2017, tínhamos um plano para a década: queríamos atingir os 27 mil milhões de euros, o nosso plano é chegar a este nível, reduzir o índice de sazonalidade 36,3% para 33% , aumentar a eficiência energética do setor. Chegar às 87 milhões de dormidas em 2027”, afirmou o Governante na conferência.
Reconhecendo que este foi o setor mais impactado pela crise, Siza Vieira considerou que o país está agora “num momento diferente, num momento de projetar o futuro”, referiu.
“Em 2019, o Turismo contribuiu com 13 mil milhões de euros para a balança comercial, mas 2020 destruiu estes números”, reconheceu o ministro, ambicionando que, “em 2023, cheguemos outra vez aos 18 mil milhões de euros”.