Uber anuncia investimento para acelerar mobilidade sustentável em Portugal

A Uber criou um programa de sustentabilidade, em parceria com a Nissan e a LeasePlan, para permitir o acesso a veículos elétricos, de forma mais rápida e vantajosa, para a sua comunidade de motoristas e, assim, acelerar a mobilidade sustentável em Portugal.

A iniciativa permitirá aos motoristas a compra de veículos elétricos mais acessíveis, através das soluções leasing da Nissan e de renting da LeasePlan, com todos os serviços incluídos.

O programa prevê ainda a oferta de um pacote de 1.700 minutos grátis nos postos de carregamento da startup portuguesa Power Dot.

A Uber está também a prever, segundo avança em comunicado oficial, incentivos até 850 euros por cada veículo elétrico adicionado na plataforma. Este incentivo está disponível para a substituição de veículos a combustão por qualquer modelo de veículo elétrico.

“Sabemos que o caminho para atingir o objetivo de uma mobilidade 100% sustentável é longo e que só é possível fazê-lo em conjunto através de parcerias como esta. Orgulhamo-nos de estar entre as marcas de referência no setor que mais tem feito para atingir esse objetivo, estabelecendo metas ambiciosas, mas necessárias”, sublinhou Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal.

Para António Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, esta parceria “acelera o processo rumo a uma mobilidade mais sustentável, para melhorar a vida das pessoas em Portugal”. “O Nissan Leaf é o automóvel de zero emissões mais vendido de sempre no mercado português, com mais de 5.500 unidades em circulação, e é o automóvel perfeito para o transporte de pessoas nas cidades, graças ao seu enorme espaço interior, conforto e tecnologias de segurança e de apoio à condução”, destacou.

“Esta parceria vem reforçar o compromisso da LeasePlan em reduzir as emissões nas cidades. Ao longo dos últimos meses temos vindo a desenvolver várias parcerias neste sentido, e a parceria com uma das maiores empresas de mobilidade do mundo permitir-nos-á colocar na estrada mais carros elétricos, melhorando a qualidade do ar nas cidades”, referiu também António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan Portugal.

Em Portugal, já foram realizadas mais de 7 milhões de viagens 100% elétricas através do Uber Green e a Uber estima que as viagens feitas por veículos elétricos através da aplicação já pouparam 9 mil toneladas de emissões CO2, o que equivale a 37 mil viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque.

Uber mais amiga do ambiente

Em 2020, a Uber anunciou o compromisso global de se tornar numa plataforma de mobilidade de zero emissões até 2040, em 10 mil cidades e seis continentes, com 100% das viagens a serem realizadas através de Veículos Zero Emissões (VZE), transportes públicos e micromobilidade.

Além disso, a empresa comprometeu-se também que, até 2030, as viagens serão 100% elétricas através de VZE nos EUA, Canadá e cidades europeias.

Os mercados europeus estão a liderar este caminho da eletrificação da indústria de ride-sharing. Até 2025, 50% do total dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) serão realizados em VZE.

Desde julho de 2020 que a Uber só aceita que novos veículos sejam elétricos nas maiores cidades do país, como é o caso das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e dos distritos de Braga e de Faro. Atualmente, o Uber Green está disponível nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Braga e Aveiro. Esta opção oferece aos passageiros viagens 100% elétricas, serviço que apresenta o mesmo preço de um UberX.

Ler Mais





Comentários
Loading...