Marcas registam mais compradores durante a pandemia. Conheça o TOP 2020
A Dettol, Vim e Lifebuoy foram as marcas que mais cresceram em 2020, em todo o mundo. De acordo com o relatório “Brand Footprint”, da Kantar, com uma análise detalhada sobre o comportamento do comprador em 2020, mais de metade das marcas cresceram no número de vezes que foram escolhidas – 25 em cada 50 marcas de top –, seja pelo aumento do número de lares a comprar, seja pela frequência de compra, ou as duas, durante a pandemia.
As marcas mais escolhidas pelos consumidores
Pelo 9.º ano consecutivo, a Coca-Cola é a marca mais escolhida em todo o mundo, tendo sido escolhida 6,5 bilhões de vezes durante o ano, um aumento de 4%, face ao ano passado, no que diz respeito às compras para dentro do lar. Embora as vendas fora de casa tenham caído 20% relativamente ao ano passado, devido ao confinamento, as compras online aceleraram durante a pandemia e a Coca-Cola aumentou as suas vendas de ecommerce em 50%, sendo escolhida 59 milhões de vezes online.
Colgate, Lifebuoy, Maggi e Lays completam as cinco marcas mais escolhidas, com o crescimento de 15% da Lifebuoy, elevando-a para além das três biliões de vezes escolhida e empurrando-a para a terceira posição, vinda da quinta posição.
As marcas que mais cresceram no ano de pandemia
As marcas de higiene e de comida de conveniência foram as que mais beneficiaram com a pandemia.
A Dettol foi a marca que mais cresceu no ano, com um aumento de 39%, levando-a a ser escolhida quase 1,4 bilião de vezes, passando para a 16.ª posição do ranking, vinda da 27ª posição em 2019.
Este aumento – mais do dobro do crescimento de 2019 e quatro vezes o seu crescimento médio na última década – foi impulsionado pelo aumento das compras para casa, com um em cada quatro lares a escolher Dettol durante o ano, em comparação com um em cada cinco em 2019, juntamente com um aumento de 10% na frequência de compra.
Juntamente com o crescimento de Dettol, a Lifebuoy, a Vim e a Palmolive também viram a preferência dos consumidores a crescer.
Na categoria de comida de conveniência, a Maggi, a Oreo, a Heinz, a Lays e a Barilla foram todas escolhidas por mais lares em 2020, em comparação com 2019.
Apesar de os compradores reduzirem o número de idas às lojas, o gasto médio por ocasião aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram as suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 marcas do top encontraram compradores adicionais durante 2020.
De acordo com o relatório, o top 50 do ranking permanece bastante consistente, com 44 das 50 marcas a aparecerem nos últimos cinco anos.