Portugueses acreditam na recuperação da economia pós-confinamento

Já na atual fase pós-confinamento, os portugueses estão mais confiantes do que nunca sobre a recuperação da economia nacional.

De acordo com uma sondagem da Intercampus, feita para o ‘Negócios’ e para a ‘CM/CMTV’, 49,3% das pessoas estão agora “mais confiantes no desempenho da economia” do que antes, enquanto 18,9% dizem-se menos confiantes do que estavam, embora reconheçam a melhoria da situação da pandemia e do desconfinamento.

Para 28,4% dos inquiridos, as expectativas mantêm-se inalteradas

Mais otimismo não significa, contudo, mais gastos nas férias de verão, até porque, segundo a mesma sondagem, oito em cada 10 portugueses dizem que vão gastar o mesmo (58,2%) ou até menos (24,9%) do que no ano passado. Só 12,1% dizem que vão gastar mais este ano.

O uso de máscara foi também uma das componentes analisadas, com a grande maioria a mostrar-se cautelosa: 82,5% entendem que apenas se deve deixar de usar máscara “quando houver imunidade de grupo” e 8% defendem-no “quando os casos diminuírem um pouco mais”. Deixar de usar “já”, só mesmo para 4,4% dos portugueses.

A sondagem da Intercampus baseou-se numa amostra de 610 entrevistas, realizadas entre 5 e 11 de maio, com uma margem de erro de 4%.

Ler Mais





Comentários
Loading...