Reino Unido: Johnson deixa em aberto acordo com a Austrália sobre fim das tarifas nos alimentos

Boris Johnson deixou em aberto a perspetiva de um acordo comercial com a Austrália, que prevê eliminar as tarifas sobre os produtos alimentares, depois de ter sido instigado pelos deputados escoceses e galeses a excluir a eliminação de tarifas sobre a carne, de acordo com a Bloomberg.

Em resposta aos deputados, o primeiro-ministro britânico rejeitou essa possibilidade, aludindo às “grandes coisas” que os agricultores do Reino Unido poderiam fazer com os acordos de comércio livre do país.

“Por que razão tem tanto medo do comércio livre?”, questionou Johnson a Ian Blackford, do Partido Nacional Escocês. “Há uma enorme oportunidade para a Escócia e para todo o Reino Unido e deveria aproveitá-la”, referiu ainda.

As respostas do primeiro-ministro perspetivam o apoio a um acordo com a Austrália que possibilita o acesso livre de tarifas aos mercados alimentares do Reino Unido.

Contudo, a União Nacional dos Agricultores Britânicos já lançou o alerta de que muitas explorações agrícolas se deparariam com graves dificuldades se tivessem de competir com as importações de carne de vaca e borrego com isenção de taxas.

“Os agricultores irão perder os seus meios de subsistência, os negócios rurais entrarão em colapso e, no final de contas, as famílias serão expulsas da terra”, explicou Blackford.

Ler Mais





Comentários
Loading...