Líderes empresariais globais otimistas com o futuro pós-pandemia
Os líderes das principais multinacionais europeias e norte-americanas estão mais otimistas com as perspetivas de recuperação económica após a pandemia, de acordo com informação apurada num recente inquérito realizado em conjunto pela The Conference Board e pela European Round Table of Industrialists (ERT).
De acordo com as associações empresariais, o nível de otimismo subiu para 77 pontos, em comparação com os 61 pontos do último inquérito, que foi realizado em novembro, e 34 pontos face ao anterior, seis meses antes, no auge da primeira vaga da crise pandémica de Covid-19.
Quatro em cada cinco dos empresários inquiridos (83%) concordaram que a economia está consideravelmente melhor na primeira metade de 2021, face aos seis meses anteriores.
As referidas associações reuniram testemunhos de Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, Rafael Del Pino, presidente da Ferrovial, Pablo Isla, presidente da Inditex, e José María Álvarez Pallete, presidente da Telefónica, além de líderes empresariais mundiais de grupos de todos os setores e multinacionais, como Basf, Nestlé, L’Oreal, Ericsson, Rolls-Royce, Goodyear, JPMorgan, 3M, Comcast, Vodafone, BT e McKinsey.
Nas palavras do presidente do Comité de Competitividade e Inovação da ERT e presidente da gigante industrial Basf, Martin Brudermüller, “os primeiros executivos veem a luz ao fundo do túnel e preparam-se para competir no mundo pós-pandemia”.
Tendo em conta que “a dinâmica da vacinação está a melhorar”, os empresários “irão aplicar as muitas lições aprendidas com a Covid com confiança crescente nos próximos meses”, concluiu.