Iberdrola “verde”: Mais 1.700 postos de trabalho com investimento de 37 milhões em projeto de hidrogénio
A Iberdrola vai investir mais de 37 milhões de euros no âmbito da iniciativa “Y vasca del hidrógeno verde”, que prevê a construção de três fábricas de hidrogénio nos centros logísticos de Vitoria, Bilbao e Pasajes (San Sebastian), de acordo com o ‘El Economista’.
O projeto, que visa promover a descarbonização dos transportes terrestres pesados, autocarros e veículos industriais ligeiros, bem como das utilizações portuárias e aeroportuárias na região e a indústria química, inclui a construção de 10 MW de electrolisadores para uma produção total de 4 mil kg/dia de hidrogénio verde, bem como centrais fotovoltaicas de autoconsumo no local que, a par das energias renováveis fornecidas pela Iberdrola, permitiriam a estas instalações fornecer energia 100% renovável e sem emissões.
A iniciativa da empresa espanhola vai permitir criar 1.700 postos de trabalho diretos e indiretos durante a construção e operação das fábricas, bem como a contratação de serviços e compras de mais de 30 fornecedores locais envolvidos.
Entre os planos da Iberdrola está ainda a incorporação de equipamento de armazenamento de energia sob a forma de baterias inteligentes, para acumular a produção fotovoltaica excedentária.
O “Y vasca del hidrógeno verde”, submetido ao programa Next Generation EU, conta com o apoio institucional do Governo Basco e de outros municípios.
A iniciativa é também apoiada por empresas bascas ou que operam no País Basco, tais como Acotral, Aena, Alsa, Avanza, CAF, Disfrimur, Irizar, Lascaray, MFS, PepsiCo, Primafrío, Solaris, Tecniruta, Transportes Mazo, 686 Transportes Logísticos e Portuários e Transportes Saavedra.