Finanças enganam-se nas contas e pedem devolução do reembolso do IRS. Saiba o que fazer

As Finanças fizeram mal as contas dos reembolsos dos contribuintes da categoria B com contabilidade organizada, tornando-os mais favoráveis aos sujeitos passivos. Por isso, prepare-se, porque se faz parte deste grupo vai receber uma nova carta de liquidação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com uma ordem de devolução do excedente do que recebeu, revela o ‘Negócios’.

“O problema teve origem num erro de “leitura” para efeitos de liquidação de um campo respeitante ao lucro tributável indicado no anexo C da modelo 3”. O erro foi detetado no final da passada semana tendo levado à suspensão dos processos de liquidação referentes a declarações deste tipo.

No total, “foram identificadas 911 declarações que foram liquidadas com o erro em causa e notificadas aos contribuintes”, frisa a mesma fonte, citada pelo jornal económico do grupo Cofina.

“Pode ser um erro do sistema, mas é muito grave. Em 25 anos de profissão, não me recordo de um erro desta dimensão”, afirma Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em entrevista a Filomena Lança.

“Atualmente o regime da contabilidade organizada os contribuintes da categoria B com rendimentos anuais superiores a 200 mil euros. Abaixo deste valor é optativo e o Fisco considera que, do total de rendimentos, 25% são despesas de atividade”, como explica o Negócios.

E agora o que devo fazer ?

Absolutamente nada.  Neste momento, a administração tributária já assegurou que “os trabalhos estão em curso” e que até esta quarta-feira será feita “comunicação aos contribuintes, via e-mail, informando do sucedido e de que as liquidações efetuadas com erro serão corrigidas oficiosamente pela AT”, indica a AT, citada por Filomena Graça.

O passo seguinte será a realização das liquidações já com os valores corretos e a sua notificação aos sujeitos passivos, com uma notificação “que ocorrerá até ao final do corrente mês”.

Ler Mais





Comentários
Loading...