Criptomoedas: “Imitadores” de Elon Musk, Lady Gaga e outras celebridades já arrancaram mais 70 milhões de euros em burlas

Os consumidores nos EUA já perderam quase dois milhões de euros, depois de terem sido alvos de burla. Nestes casos, os atacantes fizeram-se passar por Elon Musk, o CEO da Tesla e amplo defensor dos criptoativos, convencendo as vítimas a enviar entre centenas a milhares de euros, em troca da multiplicação da carteira de moedas digitais das mesmas, revelou a Federal Trade Comission (FTC), um entidade norte-americana que visa a proteção dos investidores.

Para além do “imperador de marte”, a FTC descobriu que os criminosos se fazem passar por outras celebridades norte-americanas, como Lady Gaga, utilizando exatamente os mesmos argumentos.

Os golpes começam muitas vezes com ofertas e “dicas” de trading, publicadas online, e que acabam por atrair as vítimas para falsos sites de investimento.

Ao todo, desde outubro do ano passado, e tendo em conta as queixas que chegaram ao regulador, os investidores norte-americanos já perderam mais de 70 milhões de euros em burlas deste género.

A FTC recebeu cerca de sete mil queixas de consumidores no período de seis meses, sendo que cada um perdeu em média  1.622 euros, por fraude.

De acordo com um estudo da mesma agência, as vítimas têm sobretudo entre 20 a 49 anos. As pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos foram as que perderam mais dinheiro.

Face a esta situação, a FCT decidiu publicar no seu site um verdadeiro skill book, sobre como evitar e denunciar este tipo de fraude.

Ler Mais





Comentários
Loading...