BBVA recua e diminui número de despedimentos após reunião com sindicato

O banco espanhol BBVA e os sindicatos estão a conseguir harmonizar as suas posições depois de a instituição ter oferecido melhores condições aos trabalhadores alvo de despedimento.

O banco espanhol propôs aos sindicatos, esta terça-feira, a transferência de centenas de funcionários dentro do grupo, o que vai permitir reduzir as demissões a 3.361 das 3.800 saídas inicialmente avançadas, poupando 439 trabalhadores.

A saída de 3.361 funcionários corresponde a uma redução de 14,4% dos 23.330 trabalhadores do banco em Espanha, não abrangendo os empregados das empresas do grupo.

De acordo com o sindicato maioritário do banco, o CCOO, o BBVA oferece pela primeira vez aos trabalhadores com mais de 52 anos, com uma antiguidade mínima de 15 anos na empresa, uma indemnização de 65% do seu salário, até um máximo de 250 mil euros se tiverem menos de 55 anos de idade.

O banco propôs ainda aos trabalhadores com idades compreendidas entre os 58 anos e os 62 anos receberem até 70% do seu salário, face aos 65% previamente anunciados.

Contudo, os funcionários acima de 63 anos irão receber uma indemnização de 20 dias por ano, com um máximo de 12 meses, não tendo havido uma proposta da parte da instituição.

Quanto aos restantes trabalhadores, o BBVA propôs no início do mês o pagamento de 27 dias por ano de trabalho, até um máximo de 18 pagamentos mensais, tendo aumentado agora a indemnização para 30 dias por ano e um máximo de 20 pagamentos mensais.

Apesar de as condições apresentadas pelo banco serem mais favoráveis, ainda estão longe das propostas na mesma reunião do CCOO, que propõe a reforma antecipada a partir dos 53 anos com pelo menos 75% do salário e, no caso dos maiores de 58 anos, atingir 85%.

Ontem, segunda-feira, mais de 6.500 pessoas em 21 cidades mobilizaram-se em frente às sedes do BBVA para contestarem as referidas condições, o que motivou o sindicato a levar as propostas à mesa de negociações de despedimento coletivo esta terça-feira, que exigiu ainda uma redução de 20% nos despedimentos.

Ler Mais





Comentários
Loading...