Gazprom prevê aumento da procura de gás e desconsidera energias renováveis
Fonte da Gazprom afirmou esta terça-feira que a empresa tem expetativas de que a procura de gás natural aumente nas próximas décadas e que desempenhe um papel mais importante no consumo de energia do que as fontes renováveis e o hidrogénio, segundo a Reuters.
As previsões da empresa de energia da Rússia vão de encontro a uma tendência global de transição energética dos combustíveis fósseis para o uso de fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, de forma a combater as alterações climáticas.
Oleg Aksyutin, vice-presidente da empresa, afirmou recentemente que a Gazprom ainda está a considerar um cenário de neutralidade de carbono como parte da sua estratégia de desenvolvimento hipocarbónica em 2050, cujos trabalhos deverão estar concluídos até maio de 2022.
Apesar de as Nações Unidas terem instado os países a reduzirem drasticamente as emissões de metano e de dióxido de carbono, funcionários e altos dirigentes da Rússia têm constantemente retratado o gás natural como uma fonte de energia amiga do ambiente.
Segundo Aksyutin, o gás natural deverá representar quase 40% da procura adicional de energia em 2020-2040, em comparação com os 34% provenientes de energias renováveis.